Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRE-AP instala Comissão de Votação Paralela

    há 10 anos
    O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta sexta-feira (12), em seu Plenário, a reunião que formalizou a instalação da Comissão de Votação Paralela. Durante o encontro, presidida pelo Juiz Augusto Leite, foi explicado aos presentes a função do grupo de trabalho. Trata-se de uma auditoria das urnas eletrônicas por amostragem, que visa comprovar a confiabilidade do equipamento e esclarecer isso à população.

    Durante a cerimônia foi apresentado o cronograma de atividades da comissão. A votação paralela acontecerá na capital e no interior, em um município que ainda será sorteado no sábado (4/10), véspera das eleições. A metodologia contará com cédulas e urnas eletrônicas, da mesma forma que o pleito oficial. A ação visa validar os procedimentos eleitorais e seus sistemas que serão usados nas Eleições Gerais 2014.

    Na votação paralela, que ocorrerá no 1º turno, no próximo dia 5 de outubro, e no dia 26 do mesmo mês, caso haja 2º turno, os votos assinalados na cédula de votação e, posteriormente depositados em urna de lona, também são digitados nas urnas eletrônicas.

    Os dois processos de votação, além de acompanhados por servidores da Justiça Eleitoral, advogados e representantes dos partidos, são filmados. Ao final, contrapõem-se os resultados. Se forem idênticos, estará comprovado o correto funcionamento da urna eletrônica.

    O juiz augusto Leite ressaltou que é a quinta eleição que ele participa nesta função e que é essencial a participação de todos na fiscalização dos trabalhos de auditoria para seja constatada a lisura das eleições e a segurança da urna eletrônica.



    A comissão é pelo juiz Augusto Leite e composta pelos servidores da Justiça Eleitoral Simone Silva; Selma Bemerguy; Mara Sharif e Arlan Silva. Também compõe o grupo a servidora do Ministério Público Eleitoral (MPE), Éryka Salgado.

    Participaram do encontro os membros da comissão, representantes dos partidos políticos, o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Paulo Santiago, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AP), Evandro Salvador Junior, servidores da Justiça Eleitoral, imprensa e sociedade civil.
    Serviço:

    Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
    Assessoria de Comunicação e Marketing
    Elton Tavares
    ALTV
    Fones: 2101-1504/84059044/91474038


    • Publicações1919
    • Seguidores284362
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tre-ap-instala-comissao-de-votacao-paralela/139228422

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)